sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curioso...


Por que a chuva cai em forma de gotas e não de uma vez?
Pedro da Silva Dias, professor de Meteorologia do IAG (USP), explica que o vapor d’água passa para a forma líquida apenas quando a umidade relativa do ar chega perto de 100%. Isso ocorre preferencialmente sobre os chamados núcleos de condensação - materiais de dimensão muito pequena, que têm afinidade com a água. "As gotículas que se formam sobre estas partículas vão crescendo até atingirem um peso tal que começam a cair, gerando a chuva", explica. Tudo isso acontece aos poucos e não de uma só vez. As gotas menores, que não têm peso suficiente para vencer a resistência do ar e vento, permanecem em suspensão e só cairão quando conseguirem unir-se a outras.

Por que a circunferência tem 360 graus?
Não se sabe ao certo o motivo pelo qual se estabeleceu que a circunferência seria dividida em 360 graus. Existem pelo menos duas possibilidades. Na primeira delas, o número teria sido estabelecido por uma civilização que acreditava ser a terra o centro do universo e cujo calendário teria 360 dias. De acordo com a suposta civilização, o Sol caminharia, então, um grau por dia, totalizando os 360 graus da circunferência. Outra possibilidade é a de que os babilônios usavam 60 como base para seus cálculos. Por esse motivo, os gregos teriam dividido o raio do círculo em 60 partes. Como já seria conhecido que o comprimento da circunferência equivaleria a 2.Pi.r - duas vezes Pi vezes o raio - e que Pi valia aproximadamente 3, então teria se estabelecido que a circunferência teria 360 graus (2 x 3 x 60 = 360).

Por que alguns vidros estouram ou trincam sozinhos?
Há dois motivos que podem causar o estouro de um vidro, conforme explica José Roberto Siqueira, professor de física dos cursos pré-vestibulares Anglo. "O primeiro seria a fixação do mesmo sem folgas: quando ocorrem elevações de temperatura, o vidro não tem para onde dilatar e termina por trincar ou quebrar", explica. Outro problema possível é que o vidro tenha sido colocado já com fraturas. Nesse caso, até o impacto de ondas sonoras muito fortes pode ocasionar seu rompimento.

Por que as chamas têm cores diferentes?
As chamas adquirem cores de acordo com a sua temperatura. O poder calórico (PC) do material queimado é que determina a temperatura da chama. As chamas azuis são as mais quentes e as amarelas são as mais frias.

Por que não é possível superar a barreira dos 273 graus negativos, ou o zero Kelvin?
A escala Kelvin, proposta por Lord Willian Thomson Kelvin em 1848, foi criada em torno das temperaturas mínimas e máximas que um corpo pode atingir. ?Os limites foram estabelecidos por meio de experimentos, e outros cientistas tentaram revogá-la mas, ao realizar testes com tipos diferentes de matéria, principalmente gases, descobriram um corpo não pode ter temperatura inferior ao zero Kelvin?, afirma Paulo Flores, professor do Laboratório de Demonstração do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. É por isso também que o zero Kelvin é chamado de zero absoluto.

Por que o choque de dois corpos provoca som?
O músico e engenheiro eletrônico Fernando Fioravanti explica que o choque entre dois corpos quaisquer provoca sempre uma vibração e que, de acordo com sua freqüência, essa vibração gera ondas sonoras. "Ao atingir os tímpanos, estas ondas provocam uma vibração na mesma freqüência, fazendo com que escutemos algo", detalha. Fioravante conclui que o som nada mais é do que um deslocamento de ar provocado por vibrações.

Por que o leite, ao ferver, se expande e sobe, e a água não?
Na realidade, o leite não se expande. O aquecimento faz com que a água contida nele ferva e evapore. "Quando isso acontece, ela leva consigo proteínas do leite que possuem baixo peso molecular e estão na camada mais superficial do líquido - assim, elas acabam transbordando", explica Itajar Lamego, técnico da Parmalat.

Por que o líquido dentro de um copo não derrama quando uma aeronave se inclina?
Em uma manobra bem feita, ocorre um equilíbrio entre a velocidade do avião, a gravidade e a força centrífuga (que impele as asas para dentro ou para fora da curva). Nestas condições, poderia até ser feito um looping(giro de 360 graus) sem o líquido cair do copo. O princípio é o mesmo que mantém uma pessoa segura em uma montanha-russa, mesmo virando de cabeça para baixo.

Por que o sal some na água?
O sal não some na água, mas se dissolve, passando a compor uma solução aquosa ionizada, capaz de conduzir corrente elétrica. ?Se a água evaporar, passamos a ter novamente os cristais de sal?, explica a professora de química Chamssi Hinniger, do Colégio Assumpção.

Por que os navios não afundam mesmo sendo tão pesados?
Os navios não afundam por causa do empuxo, uma força que a água faz, empurrando-os em direção à superfície. Conforme constatou o físico e matemático Arquimedes, ?todo corpo mergulhado em um líquido recebe por parte deste a aplicação de uma força de baixo para cima?. Esta força faz um objeto boiar sempre que o peso da água por ele deslocada for maior do que o peso de tal objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...