Celebridades influenciam
maneira de vestir de 62,2% das pessoas
Pesquisa feita pelo Ministério do
Desenvolvimento e Abit identifica hábitos de consumo de vestuário e moda dos
brasileiros
A Associação
Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) concluíram uma pesquisa
sobre como os brasileiros usam e compram roupas.
Intitulada
“Pesquisa sobre Usos, Hábitos e Costumes do Consumidor Brasileiro de
Vestuário”, o objetivo do estudo foi mapear novos padrões de consumo para
traçar estratégias mais acertadas e ganhar vantagem em relação aos importados,
informa a Abit.
O Brasil é o quarto
maior produtor de vestuário do mundo. O setor emprega cerca de 1,7 milhão de
trabalhadores diretos e faturou US$ 60 bilhões em 2010.
Veja as principais conclusões do estudo
• A maneira de
vestir das personalidades (artistas, modelos, cantores e jogadores de futebol)
influencia 62,2% dos entrevistados, sendo que as mulheres são as mais
influenciadas, com 70,7%.
• Apenas 27,1% dos
entrevistados costumam olhar as etiquetas das peças de vestuário/artigos de
moda para saber a origem do produto.
• A televisão é a
principal fonte de informação sobre moda, com participação de 72%.
• 84,7% dos
entrevistados costumam se informar a respeito de moda, sendo que a cidade que
mais se destaca é Porto Alegre (RS), com 98,5%; a de menor participação é Belo
Horizonte (MG), com 59%.
• As mulheres são as maiores responsáveis, com participação de 84,6%, pela escolha de peças de vestuário/artigos de moda para si próprias ou para membros da família.
• As mulheres são as maiores responsáveis, com participação de 84,6%, pela escolha de peças de vestuário/artigos de moda para si próprias ou para membros da família.
•
A frequência de compra de peças de vestuário/artigos de moda é de uma vez por
mês para 37,7% dos entrevistados e a cada três meses para 30,4% dos
consumidores;
• As lojas de rua são o local preferido para compra de 56,2% dos entrevistados, sendo que quanto mais jovem o consumidor, maior a preferência pelas compras em shoppings.
• O dinheiro ainda é a principal forma de pagamento utilizada para comprar vestuário/artigos de moda, com 56,4% das preferências, seguido de cartão de crédito, com 30,4%;
• Somente 15,2% dos consumidores já compraram peças de vestuário/artigos de moda pela internet.
• No Brasil, a participação do gasto com vestuário no total de despesas das famílias é de 5,5%, sendo que a região Norte apresentou o maior índice: 7,4%.
• 47,5% dos entrevistados já compraram produtos de moda por causa de propagandas. Este índice é maior entre as mulheres, com 52,7%.
• Apenas 32,1% dos entrevistados acompanham as Semanas de Moda, sendo que as mulheres costumam acompanhar mais que os homens (40,4% e 22,9%, respectivamente);
O estudo estará disponível nos sites do MDIC (www.mdic.gov.br) e da ABIT (www.abit.org.br) a partir deste mês.
• As lojas de rua são o local preferido para compra de 56,2% dos entrevistados, sendo que quanto mais jovem o consumidor, maior a preferência pelas compras em shoppings.
• O dinheiro ainda é a principal forma de pagamento utilizada para comprar vestuário/artigos de moda, com 56,4% das preferências, seguido de cartão de crédito, com 30,4%;
• Somente 15,2% dos consumidores já compraram peças de vestuário/artigos de moda pela internet.
• No Brasil, a participação do gasto com vestuário no total de despesas das famílias é de 5,5%, sendo que a região Norte apresentou o maior índice: 7,4%.
• 47,5% dos entrevistados já compraram produtos de moda por causa de propagandas. Este índice é maior entre as mulheres, com 52,7%.
• Apenas 32,1% dos entrevistados acompanham as Semanas de Moda, sendo que as mulheres costumam acompanhar mais que os homens (40,4% e 22,9%, respectivamente);
O estudo estará disponível nos sites do MDIC (www.mdic.gov.br) e da ABIT (www.abit.org.br) a partir deste mês.
http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/celebridades-influenciam-maneira-de-vestir-de-622-das-pessoas/n1597357244221.html
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