quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resultado de imprudência, intolerância, estresse... Evidências de uma guerra sobre rodas, consequência de tanta falta de educação, de cidadania e de respeito...


Mortes de motociclistas sobem em 15 anos

Estudo divulgado na revela que, após uma tendência de queda, as mortes em acidentes de trânsito voltaram a subir. Em 15 anos (1996-2010), a quantidade de mortes envolvendo motociclistas aumentou mais de nove vezes. Foram 13,4 mil, em 2010, ante 1,4 mil, em 1996.

O Mapa da Violência, elaborado pelo Instituto Sangari, avaliou também a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes de motociclistas em 67 países. O Brasil aparece na segunda posição do ranking, com taxa de 7,1 mortes por 100 mil. Apenas o Paraguai, com taxa de 7,5 por 100 mil apresenta situação pior.

Para efeito de comparação, Portugal, que aparece nas últimas colocações, tem taxa de 0,1 morte por 100 mil. Japão (0,8) e Itália (0,9) ficam no meio da tabela. Na Argentina, o índice é de 1,6.

Levando-se em conta todos os acidentes, em 2010, 40,9 mil brasileiros perderam a vida em ruas, avenidas e estradas do país. A taxa de mortalidade é de 21,5 por 100 mil habitantes.

O mapa mostra que, com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que entrou em vigor em 1997, houve uma queda na taxa de óbitos. Em 2000, o índice chegou a 17,1 por 100 mil.

A partir do ano seguinte, o índice reverteu a tendência e voltou a subir. Segundo o sociólogo, Julio Waiselfisz, responsável pelo estudo, se as mortes continuarem neste ritmo, em 2015, a quantidade de vítimas fatais no trânsito vai superar a de homicídios.

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