domingo, 3 de novembro de 2013

Conhecer...

A busca por um melhor ensino da literatura


Postado em Educação. Sexta-feira, 01 de Novembro de 2013 às 14:32:56.
aA

A literatura, estudada geralmente nos anos de ensino médio, abordam períodos históricos através de movimentos artísticos e cultura de cada momento (visto que os movimentos culturais acabaram influenciando a mesma). Logo, esse estudo passa da simples compreensão de textos metódicos, indo além, para compreender tais textos é necessária a averiguação da situação histórica, política e por que não psicológica dos escritores e artistas? Contudo, comumente a literatura no ensino médio é tratada superficialmente, seus períodos separados em simples características de técnica de escrita ou modular de como as obras foram escritas; e essa forma metódica e enfadonha acaba sendo entediante e maçante para os alunos, que por fim acabam não despertando interesse algum na matéria.
Um dos principais fatores que caem no desagrado dos jovens estudantes acaba sendo a linguagem nos textos, pois afinal, a língua sofreu suas mudanças conforme o tempo, muitas palavras foram sendo deixadas de se utilizar, outras perderam sua função e características formais apenas foram alteradas, graças aos fenômenos linguísticos. Mas não podemos generalizar, muitos alunos são atraídos pelas sutilezas dessas variantes temporais, conhecer os pensamentos, a forma em que a língua era empregada a décadas e séculos atrás, dando um “charme” para o estudo.
Foi constatado que nos últimos anos o número de leitores aumentou consideravelmente, graças talvez a best-sellers de vários tipos de conteúdo, sendo entre os jovens, os romances de fantasia e alguns de ficção. Esse atual interesse nos livros poderá ajudar a superar o déficit de interesse, contudo as maneiras para se alcançar ponto, é preciso que os próprios professores encontrem uma forma de utilizar esse interesse a seu favor, ou melhor dizendo, a favor do aluno. Abandonar formas arcaicas de ensino em favor da experimentação, usar o universo dos estudantes no ambiente de estudos. E quem sabe ouvi-los para tentar chegar a um ponto de melhor aproveitamento.
Devemos nos lembrar também que a literatura não fica limitada aos textos de prosa e poesia, como dito no início deste texto. A composição musical, o cinema, pinturas, teatro, essas outras formas artísticas podem ser utilizados para o ensino e compreensão das correntes literárias, bem como o seu tempo. Tudo evidentemente dependerá primeiramente do professor, como ele, particularmente irá trabalhar. Em contrapartida a cobrança do aluno também deverá ser feita, contudo se os estudos forem feitos de forma mais prazerosa, mais dedicados a aula ele estará. E esse é um dos desafios do ensino da atualidade, recuperar o prazer de aprender e ensinar, não apenas por obrigação, tal como os antigos filósofos e seus pupilos.

A literatura tendo uma ligação profunda, não apenas com a arte, mas também com a história, filosofia entre outras tantas áreas, permite amplos meios de estudo e análise. É uma forma de obter conhecimento sobre a evolução de nossa cultura, e até mesmo do homem, pois talvez no final das contas, a literatura pode ser vista como uma das formas de se expor o que há de mais profundo da mente e da alma de qualquer ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...