Os táxis de Nova York
Os táxis
amarelos de Nova York são hoje um dos mais importantes cartões postais da
cidade.
Vendo imagens
na TV ou assistindo a um filme americano, observamos que as tomadas feitas nas
ruas de Nova York revelam uma impressionante predominância de vários carros
amarelinhos. Em pouco tempo, você percebe que aqueles carros de mesma coloração
compõem a frota de táxis que circulam por um dos maiores centros urbanos do
mundo. Mais do que simples meios de transporte, os táxis amarelos de Nova York
são considerados uma curiosa atração turística daquele lugar.
Sendo uma tradição mais que centenária, os
táxis nova-iorquinos começaram a sua história no ano de 1907, quando o primeiro
automóvel movido a combustível começou a oferecer esse tipo de serviço. Na
década de 1970, esse veículo ficou imortalizado pelo afamado filme “Taxi
Driver”, em que o ator Robert De Niro interpreta o lendário Travis Bickle, um
jovem taxista frustrado que enlouquece em meio ao submundo que só os motoristas
daquela época conheciam.
A cor amarela
dos táxis nova-iorquinos também compõe uma rica parte de sua história,
principalmente quando investigamos a transformação do serviço em um negócio de
grandes proporções. No ano de 1915, John Hertz, dono de uma frota de táxis, leu
em um boletim da Universidade de Chicago que a cor amarelo-escuro, obtida com a
mistura do amarelo com um pouco de tinta vermelha, poderia ser identificada por
qualquer pessoa há uma centena de metros.
A teoria
acadêmica acabou fazendo com que o empresário pintasse a sua frota de
quatrocentos carros com o tom que hoje tipifica os “cabs” de Nova York. Mais do
que uma mera questão de gosto, a mudança de cor acabou rendendo uma margem de
lucro maior e, em pouco tempo, John Hertz se transformou no dono da maior
companhia de táxis de toda a cidade. Foi somente na década de 1970 que a ideia
de Hertz foi empregada oficialmente na uniformização de todos os táxis da
cidade.
Nos dias de
hoje, os táxis nova-iorquinos são alvo de uma série de projetos que visam
adequar o tradicional meio de transporte aos tempos modernos. Em 2007,
noticiou-se o interesse de inserir motores bicombustível em toda a frota, o que
reduziria drasticamente o gasto com abastecimento e diminuiria a emissão de
gases poluentes. Recentemente, a Comissão de Táxis e Limusines de Nova York
abriu espaço para o recebimento de novas ideias que pudessem ampliar os
serviços disponíveis nos “amarelinhos”.
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