Saber ouvir
críticas é essencial para crescer profissionalmente
Mesmo que a pessoa que te critica não tenha tato,
evite revidar sem antes refletir sobre o que foi dito.
Ninguém gosta de ter seus defeitos apontados. Por mais
que uma crítica seja realista, pontual e útil, muitas vezes, provoca desgosto,
decepção e revolta. Para algumas pessoas, o efeito é tão devastador que, em vez
de a qualidade do trabalho melhorar, acaba ficando ainda mais comprometida. No
entanto, quem busca encarar a crítica positivamente ou como um desafio a ser
superado tem mais chances de evoluir profissionalmente.
A resistência em enfrentar uma crítica, segundo a
psicóloga organizacional Izabel Failde, está ligada à dificuldade de constatar
que não somos "deuses". "É sinal de que mesmo os profissionais
mais perfeccionistas, equilibrados e controlados cometem falhas e demonstram
fragilidades", explica.
Para Hely Zavataro, docente de Psicologia
Organizacional e do Trabalho do curso de Psicologia da Unip (Universidade
Paulista), outra explicação é que nos preocupamos em manter uma imagem positiva
para nós mesmos e para os outros, com receio do que vão pensar a nosso
respeito. "E também resistimos ao que nos parece novo, como o fato de
termos que desenvolver algum outro comportamento diferente do que já estamos
acostumados".
A crítica também costuma doer quando a pessoa entende
que aquilo que ela fez –ou deixou de fazer– está fora dos padrões ou em
desacordo com o ponto de vista do outro. Para Elmano Nigri, presidente da
Arquitetura Humana, empresa especializada em gerenciamento estratégico de
pessoas, ouvir uma observação desfavorável incomoda sempre. "Não existe
essa história de 'vou fazer uma crítica construtiva'. É quem a recebe que vai
determinar se ela pode ser ou não construtiva", afirma.
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