O Círculo de Viena e o
início da Filosofia Contemporânea da Ciência.
Schlick - A figura central do Círculo de Viena
O Círculo de Viena surgiu por uma necessidade de fundamentar a
ciência a partir das concepções ou acepções que a Filosofia da Ciência ganhou
no século XIX. Até então, a filosofia era vinculada à Teoria do Conhecimento,
mas, a partir de Hegel, este vínculo se desfez.
O Círculo de Viena era composto por cientistas que, apesar de
atuarem em várias áreas como física, economia, etc., buscaram resolver
problemas de fundamento da ciência, problemas estes levantados a partir do
descontentamento com os neokantianos (seguidores de Kant) e os fenomenólogos
(seguidores de Hegel).
Schlick, por exemplo, tentou mostrar o vazio dos enunciados
sintéticos a priori, de Kant. E por duas vias:
- Se os enunciados têm uma verdade lógica, então eles são
analíticos e não sintéticos;
- Se a verdade dos enunciados depende de um conteúdo factual, eles
são, portanto, a posteriori e não a priori.
Dessa maneira, Schlick (juntamente com seus companheiros) tentou
formular um critério de cientificidade que pudesse ou que tivesse uma correspondência
com a Natureza. Por isso, o Círculo de Viena adotou uma forma de empirismo
indutivista que se utiliza de instrumentos analíticos como a lógica e a
matemática para auxiliar na formação dos enunciados científicos.
Tal critério seria, então, o de verificabilidade. Para os
pesquisadores do Círculo de Viena os enunciados científicos deveriam ter uma
comprovação ou verificação baseada na observação ou experimentação. Isto era
feito indutivamente, ou seja, estabeleciam-se enunciados universais (pois a ciência
tem pretensão de universalidade) a partir da observação de casos particulares.
O resultado do estabelecimento deste critério surgiu também a
partir da concepção de linguagem de Wittgestein que os membros do Círculo de
Viena utilizaram. Para ele, o mundo era composto de “fatos” atômicos associados
e, assim, expressariam sua realidade. Daí os enunciados gerais poderem ser
decompostos em enunciados elementares referentes ou congruentes à Natureza, o
que exclui os enunciados metafísicos do processo de conhecimento.
Portanto, a indução foi o método utilizado porque, além de proceder
experimentalmente, proporcionava um caráter de regularidade que permitia que se
emitissem juízos universais. Isto também atesta o caráter antimetafisico do
Círculo de Viena, bem como afirma o procedimento de observação.
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