Bossa Nova
Álbum “Bossa Nova at Carnegie Hall” (1962)
Durante a
década de 50, o Brasil vivia a euforia do crescimento econômico gerado após a
Segunda Guerra Mundial. Com base na onda de otimismo dos “Anos Dourados”, um
grupo de jovens músicos e compositores de classe média alta do Rio de Janeiro
começou a buscar algo realmente novo e que fosse capaz de fugir do estilo
operístico que dominava a música brasileira. Estes artistas acreditavam que o
Brasil poderia influenciar o mundo com sua cultura, por isso, o novo movimento
visava a internacionalização da música brasileira.
Para a
maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um
compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico
lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a
presença do estilo musical no cenário brasileiro. Grande parte das músicas do
LP era proveniente da parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A dupla
compôs “Garota de Ipanema”, que é, sem dúvida, uma das mais importantes canções
da história da música brasileira. Para se ter uma ideia, a mesma foi considerada
em 2005, pela Biblioteca do Congresso norte-americano, como uma das 50 grandes
obras musicais da humanidade.
A Bossa Nova
foi consagrada internacionalmente no ano de 1962, em um histórico concerto no
Carnegie Hall de Nova Iorque, no qual participaram Tom Jobim, João Gilberto,
Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, entre outros
artistas.
A Bossa Nova
tem como características principais o desenvolvimento do canto-falado, ao invés
da valorização da “grande voz”, e a marcante influência do jazz
norte-americano. Esta influência, inclusive, foi criticada posteriormente por
alguns artistas. Em meados da década de 1960, um grupo formado por Marcos
Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime procurou reaproximar a Bossa Nova
ao samba, ao baião e ao xote nordestino.
Com as
mudanças políticas causadas pelo Golpe Militar de 1964, as canções começaram a
trazer temas sociais. Desta forma, a música se transformou em um claro
instrumento de contestação política da classe média carioca, um símbolo de
resistência à repressão instaurada pela ditadura. Era o início da MPB, a
moderna música popular brasileira. De fato, o movimento que originou a Bossa
Nova se findou em 1966, entretanto, seu fim cronológico não significou a
extinção estética do estilo musical, o qual serviu de referência para inúmeras
gerações de artistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário